Democracia Midiatizada: dilemas e contradições do fazer político na sociedade contemporânea

  • Kárita Emanuelle Ribeiro Sena Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Alana Nogueira Volpato
  • Caroline Kraus Luvizotto

Resumo

A partir de uma discussão teórica, pretendemos levantar dilemas e contradições do fazer político e os impactos para a democracia na sociedade contemporânea, com uma abordagem relacionada à Midiatização. Debatemos a esfera pública midiatizada e a midiatização da política, desde uma concepção dos mass media, até alcançar o que tratamos como a Democracia Midiatizada e os contornos atuais do fazer político ante as lógicas que vêm sendo adotadas pautadas nas tecnologias digitais. O objetivo é contribuir com a compreensão de fenômenos que impactam os processos interacionais sociais e políticos desde as eleições de Donald Trump em 2016 e traçar possíveis impactos que isso tem gerado para o tecido democrático.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Bauru, Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Possui pós-graduação Lato Sensu em Comunicação: Linguagem e Produção Textual pela Associação Educacional do Vale Itajaí-Mirim (2009). É Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco (2007). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo – Ciberjor/UFMS e do Grupo de Pesquisa em Comunicação Midiática e Movimentos Sociais – ComMov da UNESP/Bauru. Atua como jornalista na Coordenação de Comunicação dos Correios em Mato Grosso do Sul. Pesquisa as áreas de Comunicação Pública, Comunicação Organizacional, Redes Sociais Online e Ciberespaço. ORCID ID. orcid.org/0000-0003-1133-843X.

http://lattes.cnpq.br/2865629434513288 

Publicado
2021-04-22
Como Citar
SENA, Kárita Emanuelle Ribeiro; VOLPATO, Alana Nogueira; LUVIZOTTO, Caroline Kraus. Democracia Midiatizada: dilemas e contradições do fazer político na sociedade contemporânea. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1334>. Acesso em: 19 abr. 2024.