Potencialidades da interatividade no Instagram Stories para o jornalismo

  • Dara Yanca Zimermann UFSC
  • Flávia Garcia Guidotti

Resumo

As redes sociais proporcionam aos jornalistas diversas ferramentas interativas que estimulam a relação com o público. Neste contexto, este artigo tem como objetivos apresentar discussões acerca do termo interatividade, usado muitas vezes de forma confusa, e entender sua relevância na relação entre jornalista e público na ferramenta Instagram Stories. Como exemplos do uso dos recursos interativos disponíveis são analisadas algumas postagens feitas pelos perfis @estadao, @uoloficial e @bbcbrasil. A base teórica deste artigo é fundamentada nos estudos de Rost (2014).

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como pesquisa as Narrativas jornalísticas criadas no Instagram Stories, com orientação de Flávia Garcia Guidotti. Tem experiência na área de Comunicação, Marketing Digital e Mídias Sociais.

Publicado
2021-04-21
Como Citar
ZIMERMANN, Dara Yanca; GARCIA GUIDOTTI, Flávia. Potencialidades da interatividade no Instagram Stories para o jornalismo. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1337>. Acesso em: 28 mar. 2024.