Midiatização de ciência: uma abordagem conceitual e de aplicabilidades em pesquisas acadêmicas.

  • Ulysses do Nascimento Varela Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo teórico traz uma discussão sobre os percursos da midiatização adotados pela área de comunicação a partir das obras de autores de referência que abordam o tema como o dinamarquês Stig Hjarvard, o Alemão Andreas Hepp e o Argentino Eliseo Verón. Além do termo midiatização de ciência voltado para a relação entre os fenômenos midiáticos que envolvem a ciência, os meios e a sociedade a partir das aplicações em pesquisas realizadas no Brasil. Enquanto resultado sinaliza que apesar do termo midiatização ter aparecido na década de 30, somente na década de 90, do século XX ganhou força nas pesquisas em comunicação ao abordar as tecnologias midiáticas e a sociedade, e o termo midiatização de ciência no cenário das pesquisas brasileiras contribui de forma significativa para a compreensão do tema.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria - POSCOM/UFSM. Orientado por: Ada Silveira. – Bolsista CAPES/FAPEAM.  Mestre em Ecossistemas Comunicacionais pela PPGCCOM/UFAM e Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela UFAM.

Publicado
2021-04-22
Como Citar
VARELA, Ulysses do Nascimento. Midiatização de ciência: uma abordagem conceitual e de aplicabilidades em pesquisas acadêmicas.. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1339>. Acesso em: 28 nov. 2021.