A ética das ecovilas: sustentabilidade no ambiente midiatizado

  • Marco Aurélio Marão Viana Pereira Filho Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O objetivo é discutir a incidência da midiatização nas condutas éticas ecologicamente sustentáveis da Rede Global de Ecovilas, partindo-se de uma abordagem da midiatização que versa sobre a conformação de uma nova ambiência interposta aos demais espaços sociais. Ao estabelecermos relações entre os constructos desenvolvimento sustentável e midiatização, inferimos que o movimento das ecovilas traz demonstrações de como uma nova ética direcionada a um desenvolvimento holisticamente sustentável pode ser posta em prática no contexto da sociedade midiatizada.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha Mídia e Identidades Contemporâneas, e Mestre em Comunicação pelo mesmo programa. Graduado em Comunicação Social - Cinema Digital pela Universidade Metodista de São Paulo. É integrante do grupo de pesquisa ?Usos e não-usos das tecnologias da comunicação e o sentido da vida em comum? (UFSM/CNPq). Temas de pesquisa: estudos de recepção e consumo midiáticos; usos de tecnologias de comunicação; comunicação e comunidade; comunicação para a mudança social; mídia e classe social; mídia e novos movimentos sociais; mídia e identidades juvenis; mídia e estudos de fãs.

Publicado
2021-04-22
Como Citar
MARÃO VIANA PEREIRA FILHO, Marco Aurélio. A ética das ecovilas: sustentabilidade no ambiente midiatizado. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 4, abr. 2021. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/1357>. Acesso em: 27 nov. 2021.