GamIFFar: Uma jornada pela comunicação interna, utilizando a Gamification como estratégia de Relações Públicas para a Indústria Criativa

GamIFFar: A journey through the internal communication, using the Gamification as strategy of Public Relations for the Creative Industry

  • Anderson Benites Lovato

Resumo

O presente trabalho busca compreender como as relações públicas podem empregar a gamification nos relacionamentos internos em ambientes da indústria criativa. Para tanto, foram empregadas as etapas da gamification no Instituto Federal Farroupilha – IFFar Campus São Borja, compreendido aqui como indústria criativa. O trabalho foi realizado no período de abril a dezembro de 2018 tendo o público interno como alvo, ou seja, os servidores da instituição. Inicialmente, foram identificadas as falhas no relacionamento interno do espaço estudado, através de entrevistas e observações in loco. Esse procedimento também possibilitou a criação de mapas para identificação da realidade e jogadores. Na sequência, o jogo foi construído e denominado GamIFFar: Uma jornada pela comunicação interna, sendo prototipado e aplicado na instituição.

Publicado
2019-08-23
Como Citar
LOVATO, Anderson Benites. GamIFFar: Uma jornada pela comunicação interna, utilizando a Gamification como estratégia de Relações Públicas para a Indústria Criativa. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 3, ago. 2019. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/237>. Acesso em: 24 abr. 2024.