Estratégias discursivas de quatro rádios teresinenses sob a perspectiva de uma sociedade em vias de midiatização

Discursive strategies of four Teresinian radio radio stations from the perspective of a society in the process of mediatization

  • Antônio Francisco Fontes Silva

Resumo

Partindo do pressuposto que o conceito de midiatização se configura e se alinha numa atividade de produção de sentidos, a partir desta pesquisa, analisa-se os enunciados dispostos nos banners de Facebook de quatro emissoras de rádio de Teresina-PI. Isso propicia observar condições sobre a produção e troca de sentidos, assim como pontos de vínculos – lugar de percepção do outro – a partir do contrato de leitura proposto em Verón (2004). São apontados indícios sobre a formação de uma esfera social por meio de uma apropriação tecnológica e difusa que promove uma produção e circulação decorrente de uma cadeia de experiências sociais. Em consequência, evidencia-se as potencialidades sobre as alterações da percepção do outro, o que estabelece estreita relação com a construção dos vínculos sociais.

Publicado
2019-08-23
Como Citar
FONTES SILVA, Antônio Francisco. Estratégias discursivas de quatro rádios teresinenses sob a perspectiva de uma sociedade em vias de midiatização. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 3, ago. 2019. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/239>. Acesso em: 23 abr. 2024.