A CONSTRUÇÃO DA ZONA DE CONTATO E A ATIVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DISCURSIVA DO RECEPTOR NA SOCIEDADE EM VIAS DE MIDIATIZAÇÃO

  • Daniel Pedroso
  • Larissa Schreiber de Azevedo
  • Henrique Stand

Resumo

Neste trabalho nos debruçamos sobre o impacto do redesenho das interações entre a televisão e os receptores no contexto da Sociedade em vias de Midiatização. A partir da observação estruturada da relação entre programas de televisão e telespectadores situados no ambiente digital, cria-se um corpus composto pelos programas Master Chef Junior, exibido pela TV Bandeirantes, o seriado Chaves, exibido pelo SBT e o quadroA empregada mais cheia de charme do Brasil, exibido pelo Fantástico da TV Globo. Em comum, os objetos acima referidos, deslocaram os telespectadores para espaços interacionais que motivaram a atividade discursiva do receptor. A observação fundamenta-se no conceito de zona de contato entendido como uma instância interacional que reúne os meios e os atores sociais em dinâmicas interacionais, que são marcadas por processos sociotécnicos.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
PEDROSO, Daniel; DE AZEVEDO, Larissa Schreiber; STAND, Henrique. A CONSTRUÇÃO DA ZONA DE CONTATO E A ATIVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DISCURSIVA DO RECEPTOR NA SOCIEDADE EM VIAS DE MIDIATIZAÇÃO. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2017. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/49>. Acesso em: 26 abr. 2024.