ACESSO E CONSUMO DE NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS EM REDES SOCIAIS: NOTAS METODOLÓGICAS PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA NOÇÃO DE “PARTICIPAÇÃO”

  • Pedro Farnese
  • Telma Sueli Pinto Johnson

Resumo

Este artigo analisa formas de apropriação de notícias jornalísticas publicadas em sites de redes sociais, com base num construto sobre qualidade da participação, para além das práticas comuns de “curtir” e “compartilhar”. Um total de 1.195 comentários postados em outubro de 2015 na página do jornal O Estado de S. Paulo no Facebook foram examinados. Um quadro metodológico com categorias distintivas de níveis participação, como ferramenta analítica para depurar comentários válidos e significativos, é proposto.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
FARNESE, Pedro; JOHNSON, Telma Sueli Pinto. ACESSO E CONSUMO DE NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS EM REDES SOCIAIS: NOTAS METODOLÓGICAS PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA NOÇÃO DE “PARTICIPAÇÃO”. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2017. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/52>. Acesso em: 25 abr. 2024.