CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA E CIRCULAÇÃO DISCURSIVA: UMA ANÁLISE DA COLUNA DE REINALDO AZEVEDO E DOS COMENTÁRIOS NO BLOG

  • Francys Albrecht
  • Aline Dalmolin
  • Viviane Borelli

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de mapear a circulação discursiva relativa ao PLC 122 – “Lei Anti-homofobia” – especificamente por meio da análise de colunas de Reinaldo Azevedo, da revista Veja, e dos discursos produzidos por leitores no Blog do articulista. A partir de conceitos centrais, como de midiatização, circulação e empreendedor moral, analisa-se como os discursos sobre o PLC 122 circulam nesse ambiente e que sentidos produzem. Para análise, recorre-se a Véron (2007) e Pinto (2002) para compreender como ocorre o engendramento de sentidos entre colunista e comentadores. Num primeiro momento, nota-se que a interação forma uma zona de contato em que os sentidos produzidos pelos discursos remetem à didatização e moralismo.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
ALBRECHT, Francys; DALMOLIN, Aline; BORELLI, Viviane. CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA E CIRCULAÇÃO DISCURSIVA: UMA ANÁLISE DA COLUNA DE REINALDO AZEVEDO E DOS COMENTÁRIOS NO BLOG. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2017. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/53>. Acesso em: 09 dez. 2022.