ENTRE O FALATÓRIO, A CONVERSAÇÃO INFORMAL E A RECONTAGEM DA NOTÍCIA: MIDIATIZAÇÃO E MULTIPLICIDADE NOS COMENTÁRIOS DO G1 PA

  • Mariana Castro
  • Elaide Martins

Resumo

O presente trabalho parte do contexto de uma sociedade midiatizada e aumento dos fluxos de informação para compreender algumas das dinâmicas que se dão no jornalismo a partir das mudanças na relação de produção dos conteúdos. Propõe-se aqui observar a participação dos usuários na seção de comentários das matérias do portal G1 Pará, a partir de uma coleta de dados realizada no período de 4 a 18 de julho de 2016. Nesse sentido, busca-se analisar a participação desses usuários a partir dos conceitos de falatório, de Heidegger (2005), de conversação informal mediada por computador de Recuero (2008) e multiplicidade, de Jenkins (2009b, 2009c). Os resultados apontam uma tendência em utilizarem esse espaço muito mais para a produção de diálogos de caráter banal e individualista do que para produzir novas versões sobre os fatos noticiados.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
CASTRO, Mariana; MARTINS, Elaide. ENTRE O FALATÓRIO, A CONVERSAÇÃO INFORMAL E A RECONTAGEM DA NOTÍCIA: MIDIATIZAÇÃO E MULTIPLICIDADE NOS COMENTÁRIOS DO G1 PA. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2017. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/54>. Acesso em: 09 dez. 2022.