O QUE FAZ O DIABO NA IURD: ESTUDO DE EXORCISMOS REALIZADOS PELOS BISPOS MACEDO, CORREA E GUARACY, ENTRE 2010 E 2014, DISPONÍVEIS NO YOUTUBE

  • Ivana Soares Paim

Resumo

A partir da observação e análise de alguns vídeos de exorcismos divulgados no YouTube, foram identificadas algumas finalidades da imagem do Diabo na Igreja Universal do Reino de Deus sob o viés do conceito de “acontecimento provocado”, de Charaudeau. Além de descrever essas fina lidades, este artigo delineia algumas características desses exorcismos e desse Diabo, que nascem para ser televisionados, reforçando a busca por visibilidade da IURD. O processo de busca por visibilidade desta igreja nas redes sociais altera a ação tradicional de realizar rituais religiosos e a ação de propagandear a própria igreja, o que o aproxima de uma das maneiras de compreender a mediatização.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
PAIM, Ivana Soares. O QUE FAZ O DIABO NA IURD: ESTUDO DE EXORCISMOS REALIZADOS PELOS BISPOS MACEDO, CORREA E GUARACY, ENTRE 2010 E 2014, DISPONÍVEIS NO YOUTUBE. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2017. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/69>. Acesso em: 03 dez. 2022.