ANALÍTICA DA MIDIATIZAÇÃO ESPORTIVA: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DAS COLUNAS/ ISTAS JUCA KFOURI E TOSTÃO SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2014 NA FOLHA DE S. PAULO

  • Gilson Luiz Piber da Silva

Resumo

O artigo propõe-se a examinar a analítica da midiatização esportiva, por meio das estratégias discursivas das colunas redigidas por Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo de 2014 no jornal Folha de S. Paulo. O problema de pesquisa está formulado nos seguintes termos: como se manifesta a analítica da midiatização na esfera do jornalismo esportivo, a partir das estratégias discursivas e enunciativas das colunas de Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo de 2014 no jornal Folha de S. Paulo? A análise resulta que a analítica ocorre em torno de marcas de enunciação e de estratégias discursivas, realizadas pelo trabalho da coluna/ colunistas no complexo universo do jornalismo. Entende-se, portanto, a analítica da midiatização como modos de dizer, apontar e avaliar um determinado acontecimento na perspectiva e iniciativa de sujeitos.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
PIBER DA SILVA, Gilson Luiz. ANALÍTICA DA MIDIATIZAÇÃO ESPORTIVA: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DAS COLUNAS/ ISTAS JUCA KFOURI E TOSTÃO SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2014 NA FOLHA DE S. PAULO. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2017. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/96>. Acesso em: 16 abr. 2024.