Perspectivas conceituais da circulação de sentidos na comunicação mediatizada

  • Dayanne Pereira da Silva UFBA
  • Giovandro Marcus Ferreira UFBA

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas perspectivas sobre a noção de circulação de sentidos na comunicação mediatizada com base em uma revisão bibliográfica inicial e exploratória, para observar a mutação do conceito e identificar os aportes teóricos que podem ser explorados durante a análise do fluxo dos acontecimentos mediatizados e suas interações sociais. Para isso, articulamos os conceitos de circulação e mediatização considerando a ambiência digital e suas especificidades. Observando as mutações do conceito e identificando os aportes teóricos que podem ser explorados durante o estudo do fluxo dos acontecimentos mediatizados e suas interações sociais. Para isso, articulamos os conceitos de circulação e mediatização levando em conta a ambiência digital e suas especificidades. Acreditamos que a noção de circulação apresenta avanços em sua concepção teórica, mas que a sua discussão necessita de maior densidade no atual contexto dos estudos da comunicação mediatizada.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Midia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez o doutorado e mestrado em Ciências da Informação ? Medias, no Instituto Francês de Imprensa e Comunicação (Universidade Paris 2 ? Panthéon-Assas). Cursou Ciências Socias na Universidade Católica de Lyon (França). Graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo) na Universidade Federal do Espírito Santo e em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos paradigmas da comunicação, história dos paradigmas do jornalismo e discurso e mídia. Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq (PQ).

Publicado
2022-11-05
Como Citar
DA SILVA, Dayanne Pereira; FERREIRA, Giovandro Marcus. Perspectivas conceituais da circulação de sentidos na comunicação mediatizada. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 5, nov. 2022. ISSN 2675-4169. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1481>. Acesso em: 27 jan. 2023.