Plataformização, Jornalismo de Marca e Novos Modelos de Negócios: O caso do Estadão Blue Studio

  • Claudiane Oliveira Carvalho UFBA
  • Maria Aparecida Brito Santana UFBA

Resumo

O presente trabalho busca compreender as implicações do fenômeno da plataformização na reconfiguração dos modelos de negócio de empresas jornalísticas, pelo viés das práticas do jornalismo de marca. A pesquisa de abordagem qualitativa, articula revisão crítica de literatura e análise descritiva dos produtos e serviços oferecidos pelo Estadão Blue Studio, além de entrevista semiestruturada. Aqui, o jornalismo de marca é compreendido como uma convergência entre a apropriação de técnicas e protocolos jornalísticos e as estratégias de comunicação para marcas.  

Biografia do Autor

Nome do Autor (Afiliação)

Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA. Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marca pela UFBA. Jornalista. 

Publicado
2025-05-18
Como Citar
CARVALHO, Claudiane Oliveira; SANTANA, Maria Aparecida Brito. Plataformização, Jornalismo de Marca e Novos Modelos de Negócios: O caso do Estadão Blue Studio. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 7, may 2025. ISSN 2675-4169. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1850>. Acesso em: 21 sep. 2025.