Midiatização e Jornalismo: algumas hipóteses

  • Ricardo Zimmermann Fiegenbaum Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este artigo apresenta algumas hipóteses de uma pesquisa em andamento sobre midiatização e jornalismo. Elas partem de estudos empíricos relatados em outros trabalhos e visam sistematizar uma reflexão teórica sobre como jornalismo participa dos processos de midiatização, considerando o próprio jornalismo como uma prática social midiatizada. Busca compreender as relações entre as práticas sociais e as práticas discursivas postas em circulação por meio de dispositivos técnicos comunicacionais. Apresenta três perspectivas da midiatização – institucional, sociocontrutivista e semioantropológica – e propõe um diagrama da midiatização para descrever os processos midiáticos contemporâneos na produção da semiosis social. Submete-se o texto com o único propósito de pôr em debate as suas ideias e, assim, qualificar a produção.

Biografia do Autor

Nome do Autor (Afiliação)

Professor Associado do Bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas. Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação - Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Unisinos. Bacharelando em Filosofia pela Unisul. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Discursos e Práticas Sociais Midiatizadas". Docente nas disciplinas de rádio, processos editoriais, jornalismo esportivo, comunicação pública. Temas de pesquisa: midiatização e processos sociais; mídia e instituições não midiáticas; radiodifusão pública. 

Publicado
2025-05-18
Como Citar
FIEGENBAUM, Ricardo Zimmermann. Midiatização e Jornalismo: algumas hipóteses. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 7, may 2025. ISSN 2675-4169. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1962>. Acesso em: 21 sep. 2025.