A Eliminação de Aline Patriarca no BBB 2025: Uma análise a partir da Cultura do Espetáculo

  • Thaís Souza Dias Pucrs
  • Henrique Ferreira da Silva Pucrs

Resumo

O presente trabalho analisa a eliminação da participante Aline Patriarca no Big Brother Brasil 2025 a partir da perspectiva da cultura do espetáculo, discutindo como a lógica midiática do entretenimento televisivo — sustentada por mecanismos de racialização, estereotipagem e julgamento simbólico — contribui para a rejeição pública de corpos negros dissidentes. A partir de uma abordagem qualitativa e da análise de conteúdos audiovisuais e interações transmídia nas redes sociais, o estudo evidencia como a presença negra no programa, ainda que numericamente expressiva, não escapa à lógica de controle simbólico que historicamente fixa estereótipos e fragiliza subjetividades. Fundamentado em autores como Debord (1997), Hall (2003; 2016), Collins (2009) e Bauman (2005), o trabalho argumenta que a eliminação de Aline se insere em uma estrutura de exclusão racial mascarada por discursos de diversidade, revelando o papel da mídia na manutenção de normas sociais e estéticas que privilegiam a branquitude.

Biografia do Autor

Nome do Autor (Afiliação)

Publicitária, mestranda no programa de comunicação da PUCRS, bacharel em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com experiência internacional na Universidade de Málaga (UMA), na Espanha, por meio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Banco Santander. Técnica em Educação pelo Instituto Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt (IEE). Atua como diretora de arte, redatora e social media, com experiência em escolas da rede pública e agências de comunicação. Áreas de interesse: Processos comunicacionais, mídia, estudos étnico-racial e corpo.

Nome do Autor (Afiliação)

Doutorando em Comunicação Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-RS. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Luterana do Brasil (2021). Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, na linha de pesquisa Pedagogias e Políticas da Diferença (bolsista CAPES - Aprovado com louvor). É integrante do Grupo de Pesquisa Cultura e Educação (PPGEDU - ULBRA), certificado pelo CNPq. Temas de interesse: necropolitica, juventudes, educação étnico-raciais, corpo, Estado e policiamento.

Publicado
2025-05-18
Como Citar
DIAS, Thaís Souza; DA SILVA, Henrique Ferreira. A Eliminação de Aline Patriarca no BBB 2025: Uma análise a partir da Cultura do Espetáculo. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 7, may 2025. ISSN 2675-4169. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1982>. Acesso em: 21 sep. 2025.