Sapiens midiatizado: conhecimentos comunicacionais na constituição da espécie

José Luiz Aidar Prado 156 da lei de mercado a fim de buscar a satisfação das pulsões, desligando quando possível a função sujeito” (ibid., p. 49). Com isso, o capitalismo da produção foi se configurando como capitalismo comunicacional, produzindo-se vários deslocamentos: a produção passou a constituir apenas um dos momentos da cultura do consumo; cada vez mais a comunicação passou a depender dos objetos técnicos (não só externos, mas também internos ao corpo) para a circulação dos sentidos; e o capitalismo tornou-se mais enfaticamente uma forma de vida, com força no valor signo ou comunicacional (em termos de produção de sentidos, cognitivos e sensíveis)4. Em outro trabalho, Fontenelle aproximou os conceitos de pulsão da psicanálise e de desejo deleuziano: “Na medida em que tal pesquisa se apoia na teoria deleuziana do desejo e na sua concepção de agenciamento – entendido como a própria rede, a articulação entre corpos, máquinas, algoritmos, enunciados, afetos, entre outros –, o ensaio se encerra propondo um necessário ‘encontro’ entre a noção psicanalítica de pulsão e a de desejo em Deleuze” (FONTENELLE, 2020, p. 301). A autora propõe tratarmos, a partir da psicanálise, o consumo como busca de satisfa- ção pulsional: Este ensaio se inicia, portanto, discorrendo sobre o que é a satisfação pulsional, conceito freudiano que foi posteriormente alargado por Lacan a partir da categoria de gozo (jouissance). Tal percurso teórico é necessário para que possamos entender o papel que certas formas culturais têm na contenção ou na convocação a essa busca de satisfa- ção/gozo. Veremos como, ao longo do século XX, a cultura do consumo foi se transformando em um locus privilegiado de convocação ao gozo, em especial, a partir das décadas finais do século XX, com o surgimento de novas tecnologias e a ascensão de uma era digital (ibid., p. 301). 4 Tais transformações não modificaram o principal do sistema: a criação de mais-valor, a acumulação infinita como vetor. Elas justamente têm esse vetor como agenciador.

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