Sapiens midiatizado: conhecimentos comunicacionais na constituição da espécie

Ciro Marcondes 30 logue and cave painting; writing; technologies of reproduction; mass media). Starting from these questions, he situates the cen- tral problem: What kind of newman is being engendered by this society and marks this decisive moment in our culture? In the debate with José Luiz Braga, Aidar Prado, and Isabel Löfgren, reproduced here, he updates these questions and crosses them with his perspective of a new theory of communication. Keywords: Construction of reality. Mediatization. Communica- tion. New Theory. 1. Introdução O tema desta comunicação é a construção comunicacional da realidade e como a comunicação interferiu nas formas de construção da realidade. Esse tema vai nos acompanhar até o final desta exposição. A comunicação, a organização e a construção social da comunicabilidade são um tema que envolve tanto a comunica- ção quanto outros aspectos da sociedade civil, aspectos esses que são demarcados por uma grande divisão entre as próprias instituições, que terão como atividade colaborar na construção da realidade. A realidade não é um fato dado, não é sempre um fato onipresente. Ao contrário, a realidade é uma instância conti- nuamente mutante e que exige continuamente esse ingresso de elementos da comunicabilidade para sua própria organização. Claro que nem sempre a comunicabilidade tem a fun- ção principal, central, nela. A comunicabilidade é vista, é tida, é incluída como um coadjuvante, pelo menos nos primeiros tempos da história da humanidade. Eu diria que depois dessa fase primária, elementar, do diálogo e da pintura rupestre, é que marcaram uma certa outra teocracia. Nós tivemos, com a ascensão da Igreja como poder instituinte dessa mesma sociedade, e da própria cultura, uma mudança significativa neste sentido. A Igreja foi responsável por esse processo durante cerca de mil anos, em que a escrita e a ordem falada foram substituídas, prin- cipalmente a ordem falada, foi substituída pela leitura das Escri- turas. A leitura das Escrituras significou o quê? Significou agora

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