Sapiens midiatizado: conhecimentos comunicacionais na constituição da espécie

Sapiens... qui nesciat. A aprendizagem social e o Homo sapiens midiatizado 49 mente estabilizados, o aprendiz os adquire por descoberta e não apenas como inclusão no acervo da memória. As aprendizagens sociais podem ter origem em indiví- duos, mas resultam da interação, composição e seleção de outros e outros indivíduos e grupos. Sua passagem à cultura geral não ocorre por mera propagação, mas envolve composições e embates com conhecimentos estabilizados, que podem ser ou não deslocados. As aprendizagens contextuais podem implicar repeti- bilidade de práticas muito ancoradas nos hábitos sociais ou, de repente, modificá-las por novas descobertas. Embora o aprender escolar – constituído especialmen- te para a formação – pareça se contrapor às aprendizagens contextuais, do mundo da vida, as duas possibilidades mantêm for- tes relações de fluxo. A escola é também um contexto específico (com suas variações internas). As aprendizagens contextuais que se estabilizam no tempo realimentam, conforme sua rele- vância, as aprendizagens escolares – e estas preparam os parti- cipantes sociais para competências a serem exercidas em novas aprendizagens contextuais. Todos esses processos envolvem dinâmicas comuni- cacionais, que compõem a orquestração das variações. Destaco, entretanto, o conjunto das aprendizagens sociais que se exer- cem por invenção3, descoberta e criação, diante de desafios con- textuais – para o qual nosso tema pede que se dê uma atenção especial. A capacidade inferencial da espécie humana é nosso principal aspecto de adaptatividade, no sentido darwiniano. O modo original de aprendizagem da espécie humana é perceber e fazer hipóteses tentativas sobre o mundo – como gesto natural, pré-científico. A pesquisa científica seria um desenvolvimento especializado desta base. Karl Popper mostra que, na generalidade da vida bio- lógica, a adaptatividade se realiza como enfrentamento de problemas através de soluções tentativas – que se reforçam na me- 3 É habitual ver na invenção um gesto individual, com uma intencionalidade explícita. Diversamente, enfatizo aqui o processo social, caracterizado pela tenta- tiva de solução de problemas, que se desenvolve em médio ou longo prazo e se demarca por experimentações diversificadas.

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