“CUIDADO AO ACESSAR. IMAGENS FORTES”: A CIRCULAÇÃO DO DISCURSO SOBRE VIOLÊNCIA URBANA A PARTIR DE LÓGICAS JORNALÍSTICAS E POLICIAIS

  • Igor Fernando Mallmann
  • Aline Santos
  • Ana Paula da Rosa

Resumo

Sob a perspectiva da midiatização e do aumento da produção e circulação de imagens com os novos dispositivos, este trabalho trata da página do Facebook “Boletim Geral”, que veicula imagens chocantes de violência e morte explicitas. Por meio da análise das fotografias, texto e interações com o público do perfil, procura-se compreender qual construção simbólica sobre segurança pública estas imagens produzem, tendo em conta o discurso policial muito presente e a tensão provocada em relação ao jornalismo tradicional. O alicerce teórico vem de autores como Fausto Neto (2007, 2010) e Ana Paula da Rosa (2014, 2016) sobre midiatização, circulação e imagem; Flusser (2002) sobre imagens e imaginários.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
MALLMANN, Igor Fernando; SANTOS, Aline; DA ROSA, Ana Paula. “CUIDADO AO ACESSAR. IMAGENS FORTES”: A CIRCULAÇÃO DO DISCURSO SOBRE VIOLÊNCIA URBANA A PARTIR DE LÓGICAS JORNALÍSTICAS E POLICIAIS. Anais de Artigos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2017. ISSN 2675-4290. Disponível em: <https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-artigos/article/view/122>. Acesso em: 26 abr. 2024.