Sapiens midiatizado: conhecimentos comunicacionais na constituição da espécie

Eneus Trindade 86 A partir de Gillespie (2014), identificam-se em seus estudos aspectos da relevância dos algoritmos, os quais podem permitir a compreensão da escritura desse novo status ônti- co da humanidade digital. Nesse sentido é que se pode pensar a aplicação destes aspectos do autor citado, na perspectiva de uma teoria semiopragmática, à compreensão dos processos de mediação sígnica publicitária algorítmica das marcas nas suas interações com os consumidores, indo além da técnica, consi- derando as condições de interação e da produção e circulação e consumo de suas formas discursivas. Os elementos da proposição de Gillespie (2014) são: os algoritmos promovem padrões de inclusão de dados por meio dos atores; os algoritmos realizam cálculos de antecipação e previsibilidade de ocorrências; os algoritmos promovem a ava- liação da relevância de ocorrências com critérios não visíveis de cálculos; os algoritmos operam a oferta de opções objetivamente calculadas; existe a ideia da imparcialidade da oferta por parte dos algoritmos, ainda que tais ofertas sejam fruto de processos subjetivos delegados por quem concebe os algoritmos; o algoritmo ganha a condição de direcionamento da vida dos usuários por realizar a mescla no emaranhado de cálculos de ocorrências, a partir das práticas de usos dos públicos, permitindo a concepção de um público previsto ou previsível. Os resultados das aplicações semiopragmáticas sobre práticas de públicos manifestadas em dados via organização de algoritmos apontam para contribuições sobre as lógicas de produção e potencialidades de apropriação das dinâmicas de sentidos das ações publicitárias algorítmicas, que, por sua vez, ajudam a pensar as lógicas narrativas e discursivas das culturas de consumos na mediação do digital. A proposta teórica e metodológica aqui apresentada encontra apoio teórico em trabalhos sobre a marca-mídia de Berthelot-Guiet, Marti, Patrin-Lecrère, 2014), bem como aplica- ções da semiótica à publicidade e marketing no contexto brasileiro (TRINDADE, 2012). Assim, constitui-se uma possibilidade de compreensão pragmática da publicidade algorítmica para a dinâmica cultural dos consumos em sua nova modalidade de escritura e em contextos específicos, como o brasileiro, por exemplo.

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